Todos os dias recebo as mesmas mensagens, com algumas poucas diferenças, independente da vida da pessoa que pergunta: “qual o melhor método de estudar tal coisa? qual o melhor livro? qual o melhor curso?”. É claro que é válido saber a opinião de quem já passou pelos mesmos perrengues, mas eu consigo visualizar exatamente qual a pergunta está por trás destas: “qual a forma mais rápida de ser aprovada com o menor esforço possível?”.
E aqui eu entro no detalhe que realmente diferencia um aprovado de um concurseiro que ficará anos sentado na mesinha: a escolha.
Não estou aqui me referindo a escolher fazer concurso para Analista ou Técnico…: estou me referindo a todas as decisões que você irá tomar a partir de agora pensando em seu objetivo final. Pense comigo em outro exemplo: dezembro/2019, você fez suas resoluções de ano novo. Disse que iria emagrecer, pois estava insatisfeita com seu corpo. Estamos no início de março e nada de academia regular, alimentação mais saudável…nada! Até agora, você só QUIS. Percebeu? você quis emagrecer, mas não ESCOLHEU emagrecer. Se tivesse escolhido, todas as suas decisões desde aquele dia seria para chegar em seu determinado propósito.
E tem mais um detalhe: você precisa escolher ser aprovado. Assim, todos os dias, todas as horas, qualquer decisão que deverá ser baseada nessa escolha. Fazer a análise da banca, ter um cronograma (e cumpri-lo, né?!), estudar os temas certos, ignorar (ou estudar menos) aquilo que não cai, entender a linguagem da prova, simular de verdade, fazer seus cadernos de acertos (e #lerodiachodocaderno)…enfim, essas são as escolhas mais básicas de todo concurseiro.
E, na sua vida, quando for tomar uma decisão, pense nessa escolha: “se eu fizer isso, estarei mais perto da aprovação?“. Se tiver uma festa que irá atrapalhar sua semana se estudos, se for brigar por bobagem, se for se estressar por algo desnecessário, se pensar que revisar é perda de tempo, se pergunte: “se eu fizer isso, estarei mais perto da aprovação?“.
Faça essa pergunta. Responda com sinceridade. E TOME AÇÕES COERENTES com a resposta. Aí sim você terá escolhido ser aprovado.
Te espero do outro lado,
Pri Sertek (@priscilasertek)